Carro de Formula 1 numa pista de corrida

Fórmula 1 acelera para expandir a presença no mercado de apostas

Autor: Larissa D'Almeida

Publicado em: 29/04/2025

Diretor da categoria anunciou movimento inédito para aumentar a receita com lançamento de nova ferramenta interativa.

Quase todo mundo já deu uma olhada na TV para espiar uma corrida de Fórmula 1. Pois agora, a categoria mais conhecida do automobilismo está em busca de novas formas de atrair apostadores e diversificar o seu faturamento. Para isso, o diretor de parcerias comerciais da marca, Jonny Haworth, declarou que uma nova funcionalidade para apostas já está em desenvolvimento e será lançada em breve.

Novo produto para atrair e fidelizar os fãs

A informação foi divulgada no “BlackBook Motorsport Forum”, em Londres, na Inglaterra, onde o executivo explicou que o desenvolvimento da plataforma vem sendo feito pela ALT Sports Data. A ideia é apresentar um novo conceito, com mais opções de apostas, além de ter uma ferramenta extra de arrecadação. 

- Estamos trabalhando muito para ter um produto de apostas envolvente, que permita que as pessoas não apenas palpitem nos resultados finais, mas usem os dados para poder apostar ao vivo. Nossa jornada é para buscar mais espaço no mercado de apostas neste momento - afirmou Haworth, sinalizando uma movimentação inédita para a principal categoria de automobilismo do mundo.

Percentual de apostas ainda é muito baixo

Mesmo com um público estimado em 10% da população do planeta, ainda assim, a F1 movimenta apenas 0,4% do mercado de apostas esportivas. 

Haworth também destacou que o percentual de apostas em corridas é muito menor se comparado a outros esportes, como futebol e basquete. Além disso, a categoria ainda não conta com um parceiro global de apostas, mantendo apenas um acordo regional com a “188Bet”, na Ásia.

Mercado dos EUA é principal alvo

Mas, esse cenário está perto de mudar. Em busca de uma guinada, a estratégia de crescimento da Fórmula 1 no setor de apostas mira, especialmente, o mercado norte-americano, que apresentou um crescimento consistente nos últimos anos. 

Conforme a American Gaming Association (AGA), as apostas esportivas movimentaram US$ 13,71 bilhões só em 2024; um aumento de 25,4% comparado ao ano anterior.

Novo regulamento em vigor para 2026

As expectativas são ainda mais positivas para o ano que vem. Segundo Haworth, a expansão deve se intensificar a partir de 2026, quando um novo regulamento entrará em vigor e deve aumentar a imprevisibilidade dos resultados das corridas.

- Há muitas maneiras de se envolver no esporte do que somente ‘sentar e assistir’ a uma transmissão de duas horas. E essa (expansão nas apostas em F1) é uma maneira que gera muito engajamento - avalia o diretor.

Base de fãs em linha ascendente

Pesquisas recentes, como o levantamento foi feito pela Nielsen Sports, mostram que a categoria tem se tornado mais popular na internet e TV. Prova disso é que a marca já chegou a cerca de 826 milhões de fãs nas redes sociais, e registrou 90 milhões de novos seguidores em comparação a 2023.

Ainda houve um aumento de 10% no público nas diversas transmissões de emissoras ao redor do mundo. O Grande Prêmio de Miami, nos EUA, por exemplo, surpreendeu com uma média de 3,1 milhões de espectadores.

No Youtube, audiência bate a marca de 230 milhões

Na última temporada, sete etapas - GPs de Miami, Mônaco, Itália, Catar, Canadá, Reino Unido e Abu Dhabi - bateram recordes de audiência, segundo dados da “ESPN”, uma das detentoras de direito de transmissão no mercado exterior. Outra plataforma que explodiu em acessos foi o YouTube, com mais de 230 milhões de visualizações na temporada.

Brasil: receita pode chegar a 3 bilhões de dólares

Segundo o diretor de Marketing da inplaySoft, provedora de soluções para plataformas de iGaming, Dan Stone, não é surpresa que a indústria de apostas tenha chamado a atenção da F1, e aponta um ótimo panorama para o futuro.

- Os mercados regulamentados na América Latina apresentam uma oportunidade incrível, com valor estimado de GGR (Gross Gaming Revenue) de US$ 3 bilhões, apenas para apostas esportivas no Brasil, até o final deste ano. E da perspectiva demográfica, não há apenas a base certa para o público da F1, mas também que tem longevidade. Qualquer um que tenha visto “Drive to Survive”, da Netflix, sabe que o esporte tem uma regra única de atração entre os fãs, e mantém níveis invejáveis ​​de lealdade. Por isso, explorar esse mercado de um ângulo de apostas é grande”, avalia.

Movimentação é evolução natural da categoria

Outros especialistas do setor acreditam que as declarações de Haworth reforçam a importância do mercado de apostas para o esporte em geral. De modo mais específico, a Diretora Executiva de Operações da Ana Gaming,Talita Lacerda, vê nessa movimentação uma evolução natural da Fórmula 1, como esclareceu em entrevista à “CNN”.

- Acredito que seja um caminho natural para a Fórmula 1, seguindo o que já acontece em outros esportes. Estamos falando de um mercado regulamentado, transparente e com regras claras de responsabilidade jurídica e social. Por isso, vejo como inevitável que a F1 abrace o universo das apostas esportivas — especialmente por se tratar de um evento que leva entretenimento e emoção aos fãs ao redor do mundo - pondera Lacerda.

Apostas em Fórmula 1 no mercado brasileiro

No Brasil, desde 2018 que as apostas esportivas de quota fixa foram legalizadas. No entanto, só passaram a ser regulamentadas, oficialmente, a partir de janeiro de 2025, com a vigência da Lei nº 14.790/2023.  Assim, já existem muitas casas de apostas legalizadas e seguras para quem deseja tentar a sorte, e você pode conferir uma lista completa das plataformas regulamentadas no mercado brasileiro bem aqui

Contudo, apesar da paixão pela velocidade, lembre sempre de puxar o freio se sentir que correu demais com as apostas!